Fim do suporte para o Exchange Server 2013 e Windows Server 2012

Enquanto o tempo passa para todos, os servidores on-premises da Microsoft também evoluem. Mas a vida continua, e o suporte eterno vem com a computação em nuvem.

O que é computação em nuvem?

A computação em nuvem é a evolução dos ambientes locais, proporcionando uma variedade de serviços de computação, como servidores, armazenamento, bancos de dados, rede, software, análise e inteligência, acessíveis pela internet. Com ela, você tem acesso a inovações rápidas, recursos flexíveis e economias de escala. O melhor de tudo é que você paga apenas pelos serviços de nuvem que utiliza, reduzindo custos operacionais, otimizando a infraestrutura e escalando de acordo com as necessidades da sua empresa.

 

Os 7 principais benefícios da computação em nuvem são:

  1. Custo
  2. Confiabilidade
  3. Desempenho
  4. Escala Global
  5. Produtividade
  6. Segurança
  7. Velocidade

 

O fim está próximo para alguns servidores on-premises

Vale lembrar que, periodicamente, é de praxe as empresas atualizarem seus produtos e serviços devido a evolução tecnológica e tendências de mercado. Com a Microsoft, evidentemente, não seria diferente.

Dito isso, temos 4 exemplos de soluções e sistemas operacionais que foram descontinuados: 

  1. Windows Server 2003
  2. Windows Server 2008
  3. Exchange Server 2007
  4. Exchange Server 2010

 

Recentemente, entrou na lista também o Exchange Server 2013, que teve seu suporte encerrado em 11/04/2023 e em breve será descontinuado o suporte ao Windows Server 2012 em 10/10/2023.

 

O que significa o fim do suporte?

O ciclo de vida de suporte da Microsoft é de 10 anos a partir do lançamento inicial do produto. Ao fim desse ciclo, não são mais fornecidos os seguintes recursos:

  1. Atualizações com correções para vulnerabilidades conhecidas.
  2. Correções de bugs e problemas de estabilidade e usabilidade em geral;
  3. Suporte técnico para problemas que podem ocorrer;
  4. Atualizações de fuso horário;

 

Quais são as minhas opções?

Embora os servidores on-premises tenham um prazo de validade para o fim do suporte e o ciclo de substituição se repita, há uma boa notícia para você.

A boa notícia é que há uma luz azul no fim do túnel!

A opção ideal pode ser migrar para o Microsoft Azure, aproveitando o poder do IaaS (Infraestrutura como um Serviço) ou SaaS (Software como um Serviço). Com o Microsoft Azure, você terá acesso a uma ampla gama de serviços, incluindo o Microsoft 365 Admin Center, Exchange Online, SharePoint Online, Purview e muito mais.

Abra caminho para o futuro, eliminando preocupações com prazos de suporte e desgaste dos servidores on-premises. Aproveite a flexibilidade e escalabilidade oferecidas pelo Microsoft Azure e desfrute de uma infraestrutura atualizada, pronta para impulsionar o crescimento do seu negócio.

Quais são os benefícios do IaaS e SaaS?

Primeiramente, é importante saber que o IaaS é um tipo de serviço de computação em nuvem que oferece recursos fundamentais de computação, armazenamento e rede sob demanda e pagos conforme o uso, onde você e o provedor gerenciam em conjunto. O SaaS é totalmente gerenciado pelo provedor, permitindo aos usuários flexibilidade e segurança avançada para usar aplicativos baseados em nuvem de quaisquer dispositivos conectados à internet, como e-mail, colaboração, gerenciamento administrativo e muito mais, podendo ser instalados no computador e smartphone e manuseados pelo navegador.

 

Os principais benefícios do IaaS são:

  1. Aumenta a estabilidade, a confiabilidade e a capacidade de suporte;
  2. Reduz as despesas de capital e otimiza os custos; e
  3. Armazenamento, backup e recuperação.

 

Os principais benefícios do SaaS são:

  1. Segurança de dados, conformidade e garantias de disponibilidade;
  2. Obter acesso a aplicativos sofisticados e sempre atualizados; e
  3. Redução de custos com infraestrutura e licenças.

Como planejar a migração para o Azure (AD) e Microsoft 365?

Na Forward Computers, desenvolvemos um método único e comprovado de comunicação, onboarding e técnico de alto nível pensando na melhor experiência das pessoas envolvidas. Basicamente, o importante é considerar:

  1. Quantidade de servidores, armazenamento de e-mails, arquivos e usuários que você precisa migrar;
    1. Os usuários deverão ser migrados para o Azure AD;
    2. Os e-mails deverão ser migrados para o Exchange Online;
    3. Os arquivos deverão ser migrados para o SharePoint Online e/ou Files Share na VM (instância) do Azure;
  2. Quanto tempo você deseja que a migração dure; e
  3. Se você precisa de uma integração perfeita entre seu ambiente local e o Microsoft Azure/365 durante a migração.

 

Quanto custa o IaaS do Azure e as licenças do Microsoft 365?

O investimento para o Azure vai depender de sua infraestrutura, então é necessária uma análise minuciosa para entendê-la e simular a estimativa na calculadora do Azure. Por outro lado, no Microsoft 365 é mais rápido e fácil quantificar porque o licenciamento é por usuário.

Considerando que a sua empresa contém até 300 usuários, logo os planos do Microsoft 365 Business, como Basic, Standard e Premium são os mais indicados; estes a partir de R$ 27,43 usuário/mês. Acima de 300 usuários, o Microsoft 365 Enterprise, como F3, E3 e E5 são os mais adequados; estes a partir de R$ 51,20 usuário/mês.

Apesar disso, convém analisar os benefícios de cada plano para ir de encontro com os seus objetivos. E, é claro, que podemos auxiliar nessa longa jornada.

OBS: todas as licenças do Microsoft 365 contemplam o SaaS, que engloba Azure AD, Exchange Online, SharePoint Online e diversos outros painéis de administrador, porém com limitações nos recursos devido aos tipos de licenças adquiridas.

 

E quanto a segurança e conformidade?

A infraestrutura em nuvem da Microsoft é baseada em vários tipos de garantias, incluindo certificações formais, atestados, validações, autorizações e avaliações produzidas por empresas independentes de auditoria de terceiros, bem como alterações contratuais, autoavaliações e documentos de orientação ao cliente produzidos pela Microsoft. Alguns exemplos são: ISO/IEC, CSA/CCM, HIPAA etc. Para saber todos os detalhes, clique aqui.

Jean Nakano - Especialista em Nuvem e Trabalho Moderno

Categorias de Artigos

Fale conosco

Preencha o formulário abaixo e retornaremos em breve ou fale com
nosso atendimento especializado.

Fale conosco pelo Whatsapp
(21) 99288-0116

Faça parte da nossa equipe
Envie seu currículo ou vídeo